A meia calça é uma peça do guarda roupa feminino que permite criar diversas adaptações nos looks. Dependendo da espessura dos fios, elas podem ser usadas para esconder as pernas ou as de menor espessura podem proporcionar um toque sensual ao visual.
Nos dias frios, as meias podem ser a peça chave para transformar um look de verão em um look de inverno, sempre priorizando a harmonia com os calçados escolhidos. O modelo e cor do calçado são determinantes na escolha da cor, espessura e modelo da meia. Porém, quando as meias são estampadas a situação se diferencia, pois ela será a protagonista do look.
O uso da mesa oferece muitos benefícios e pode incrementar a montagem do seu look. Ainda que as meias pretas sejam as escolhidas, as meias que se assemelham ao tom da pele, também conhecidas por “pó de arroz”, podem ser importantes aliadas das mulheres.
Saiba como usar meias calças
As meias calças permitem que sejam criadas várias combinações e podem integrar looks para o dia a dia e looks noturnos. Veja abaixo dicas que elaboramos em colaboração com a professora e consultora de imagem Flavia Piña, para combinar as meias com diferentes modelos de calçados:
Sapatilhas para o dia a dia
As sapatilhas são calçados muito versáteis que podem integrar looks casuais e também looks para o trabalho, desde que o ambiente de trabalho não exija muita formalidade. Seguramente, a grande vantagem deste calçado é o conforto que ele oferece, sendo uma boa opção para os dias que exigem muito tempo em pé ou quando for necessário fazer pequenas caminhadas.
Sobre a combinação da meia com a sapatilha, a consultora Flávia aconselha: “Não há problemas neste tipo de combinação, desde que usada com saia ou vestido. Com calça social ou jeans este duo não fica bacana”. Sobre a harmonização das cores, ela acrescenta: “Evite exagero de cores. Neste caso, o melhor é a meia calça e a sapatilha na mesma cor (de preferência preto), ou tom sobre tom”.
Sandálias de salto casuais
As sandálias casuais costumam ser mais pesadas, com saltos grossos ou também meia pata. Se estes calçados forem combinados com calça, a meia não se faz necessária. Portanto, é mais indicado que a combinação seja usada com saias e shorts, o que exige maior atenção em relação ao ambiente em que o look será usado.
A combinação citada pode ser perfeitamente usada em um ambiente mais descontraído, como a balada por exemplo. Flávia diz que nesses casos a costura da meia nos dedos pode causar estranheza e indica: “O melhor neste caso é apostar numa sandália pesada, da mesma cor da meia calça, e sem costura na ponteira”.
Ankle boots para o dia a dia
As botas com o cano na altura do tornozelo, recebem o nome de ankle boot e são calçados que salvam qualquer guarda roupa no inverno. Estes calçados podem ser mais sofisticados com salto fino ou mais pesados se forem estilo meia pata, com saltos grossos ou cadarços.
Estes calçados somados com meias e saias curtas integram looks perfeitos para a balada. Para os dias mais frios Flávia indica que sejam escolhidas as meias mais grossas, de fio 40 ou mais espessos. Sobre as cores ela indica: “Sobre a combinação de cores entre ankle boot e meias funciona a regra de cores iguais ou próximas entre a meia e a bota”.
Botas de cano alto para o dia a dia
As botas de cano alto para o dia a dia tem sua casualidade determinada geralmente por serem sem saltos ou por terem saltos grossos. Estes calçados são típicos do inverno e ótimas opções para manter os pés quentinhos com conforto.
A consultora Flávia indica que nessas combinações a meia calça é a melhor opção, mas também alerta que as meias 7/8 ou ¾ podem criar um visual jovem demais. Portanto, é mais seguro apostar na meia calça, priorizando que os tons da meia e da bota tenham interação.
Botas de cano curto para a noite
Para um evento noturno descontraído ou balada, as botas de cano curto criam um visual fatal. Estes modelos de bota deixam as formas das pernas mais expostas e o frio pode ser amenizado com as meias. Quanto menor a espessura da meia, a pele fica mais evidenciada e proporciona mais sensualidade ao visual.
Esta combinação da parte inferior do corpo com camisetas descoladas e blazers são looks muito indicados para a balada. O calçado e a meia das mesmas cores causam a sensação de alongamento das pernas, e Flávia reforça que nestes casos as cores podem ser iguais ou próximas.
Botas de cano alto para a noite
Os saltos altos e bicos finos comumente presentes nas botas de cano alto, somados à meia calça, proporcionam um visual muito sexy. Este calçado exige muita atenção na sua combinação com as peças do look, pois facilmente pode produzir um visual carregado e com excesso de informações ou criar proporções que desfavoreçam.
Para prevenir eventuais deslizes, é aposta mais segura é a cor preta. As botas over knee, que ficam acima do joelho, estão em alta e proporcionam um visual quentinho e moderno. Looks todos pretos podem ser valorizados por acessórios evidentes e clutchs coloridas ou com pedrarias.
Sapatos de festa
Scarpins são os calçados fechados mais populares e usados em eventos formais, como casamentos e formaturas, mas também são vistos frequentemente em ambientes institucionais. A combinação com a meia calça proporciona um ar ainda mais formal e indicado para o trabalho.
Flávia indica que é interessante combinar sapatos com saias ou vestidos, mesmo que a espessura da meia seja mais fina. A consultora ainda alerta que essa combinação deve ser evitada com calças sociais.
Meia calça estampada: inspirações e dicas
Diante das inúmeros modelos e cores das meias calças, também se destacam as meias estampadas. Elas podem ter muitas variações nas estampas, podendo ter apenas uma cor ou serem coloridas.
As meias que levam apenas uma cor se diferem pelas estampas que muitas vezes são texturizadas e aplicadas em meias com menor espessura. As meias comumente são estampadas por desenhos geométricos em diferentes tamanhos e de corações. Ainda nesta categoria estão as meias que possuem efeito xadrez, de ziguezague e rendado.
Ainda nas meias que levam apenas uma cor, é comum encontrar meias que reproduzam desenhos de cinta-liga na pele ou de meia 7/8. Porém, as meias também podem unir várias cores e nesta categoria são populares as meias brancas com estampas coloridas, como as de bandeiras de outros países, desenhos de objetos espaciais, corações, estrelas, florais ou animal print.
Na montagem do look, é importante ressaltar que esta peça carrega muita informação e deve ser combinada com peças mais neutras e preferencialmente lisas. No momento da escolha dos acessórios, também opte por não mesclar diversos acessórios chamativos, para manter o foco da atenção para as pernas cobertas pelas estampas.
O uso da meia estampada causa a impressão de aumentar as medidas, podendo desfavorecer as mulheres de pernas grossas e tornando o uso da meia lisa uma alternativa para provocar a sensação de alongamento. Mas, ao mesmo tempo pode ser uma vantagem para quem deseja “engrossar” as pernas.
Ainda sobre o uso da meia estampada, ela transmite uma imagem extremamente “girlie”, sendo preferencialmente indicada para situações que não exijam muita seriedade, ou que não haja a necessidade de passar uma imagem formal.Veja exemplos abaixo:
4 dicas para usar a meia calça tom de pele
A meia calça “pó de arroz”, também conhecida como cor de pele, pode ser uma importante aliada das mulheres em qualquer estação, desde que a espessura esteja de acordo com a temperatura. Confira abaixo algumas dicas e benefícios do uso desta meia:
- As meias cor de pele podem disfarçar celulites, vasinhos e varizes, cicatrizes, arranhões e pelinhos, quando eles forem indesejáveis. Portanto, no uso desta meia é indicado que ela se aproxime ao máximo do seu tom real da sua pele, para que ela não destoe da tonalidade do resto do corpo.
- Para deixar a pele com um aspecto lisinho, bronzeado e brilhante opte por meias com fios mais brilhosos. Estes modelos de meias costumam ser ajustados ao corpo, causando a impressão de firmeza e criando um aspecto sedoso para a pele. Muitas cantoras famosas são adeptas desta meia, sendo a mais popular delas Beyoncé, que não as dispensa quando os figurinos dos shows deixam as pernas em evidencia.
- Além das meias cor da pele serem mais uma alternativa para manter as pernas aquecidas nos dias mais frios, alguns modelos também exercem função modeladora. Estes modelos possuem na parte de cima uma espécie de short curtinho, sendo este short de um tecido diferenciado que também comprime a pele, se tornando uma ótima alternativa para disfarçar gordurinhas indesejadas e também possíveis costuras ou marcações na pele causadas pela calcinha.
- Sobre o uso das meias cor de pele, é indicado que elas sejam usadas com calçados fechados. Caso o calçado seja do modelo peep toe, que possuem uma pequena abertura nos dedos, é preferencial que sejam usadas meias sem ponteira. Porém, nestes casos é fundamental que a meia seja mais natural possível, pois caso contrário, isto evidenciará o uso da meia.
Como escolher a espessura ideal da meia para cada ocasião
As meias são classificadas conforme a espessura. De acordo com o numero de fios da espessura da meia, ela pode aquecer mais ou menos e ser indicada para diferentes ocasiões. Confira as dicas a seguir de como usar meias com diferentes números de fios.
Fios finos: Os fios finos se iniciam no número 7 se estendem até o 20. Portanto, deixam a pele amostra e não protegem muito as pernas do frio. Se a intenção for usar uma meia cor da pele, esses são os fios que proporcionam o efeito mais natural. Caso as meias sejam coloridas, especialmente pretas, estas espessuras deixam as pernas mais marcadas e bastante em evidência, se encaixando perfeitamente em eventos formais.
Fios médios: Os fios médios se concentram entre os números 21 ao 50. O efeito desta meia não é tão transparente, mas ao mesmo tempo não esconde completamente a pele. Caso a meia escolhida seja baseado na cor da pele, essas meias podem criar um efeito mais bronzeado para a pele, devendo ser levada em consideração a possibilidade de causar um visual muito artificial. As meias escuras são bem adaptáveis e podem ser usadas tanto para o dia a dia quanto para eventos noturnos.
Fios grossos: Estes fios se iniciam no número 60 chegando até o numero 280. Estas meias, sem dúvidas, são as mais indicadas para temperaturas muito baixas. Quanto ao uso nos tons de pele, ele deve ser evitado pois pode causar uma aparência muito pesada e desatualizada. Sobre o uso dos tons escuros, podem até mesmo ser visualmente confundidas com legging, sendo ótimas opções para o dia a dia, principalmente se mescladas com botas. Mas quanto ao seu uso em eventos formais, pode causar um visual muito pesado contrastando com a leveza dos tecidos dos vestidos de festa.
Ainda que inicialmente as meias calças pareçam descartáveis, elas podem perfeitamente serem lavadas e utilizadas por muitas vezes. Mas, também é importante ressaltar a possibilidade de que elas sejam reutilizadas e recebam novas funções quando já estiverem desfiadas ou gastas.
Inspire-se nos looks das blogueiras
As blogueiras são verdadeiras fontes de inspiração no momento da montagem de um look, devido ao constante compartilhamento dos seus “looks do dia”. Nas imagens abaixo, certamente você encontrará um look para inspirar a escolha do seu, lembrando que é sempre válido adaptá-lo de acordo com a sua realidade, também usando as peças que você já tem.
Fonte: Dicas de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário