bloco 2

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cabelos coloridos: como alcançar e manter as cores fantasia

Foto: Reprodução / Kayla Hadlington
Foto: Reprodução / Kayla Hadlington
Os cabelos coloridos ostentam personalidade forte, estilo e por onde passam se destacam. Azul, roxo, rosa, amarelo, verde, cinza, independente da cor escolhida, ou ainda várias no mesmo cabelo, podem compor um visual incrível e nada convencional. Idade, textura de cabelo e cor de pele, muitas vezes podem parecer impedimentos para colorir os fios, mas é válido ressaltar que qualquer mulher pode ter os cabelos da cor que desejar se essa for a sua vontade.
A variedade de cores, tons e técnicas para conquistar o cabelo colorido dos sonhos é enorme e tudo depende do resultado desejado. A descoloração é primordial em quase todos os casos e alguns tons como os azuis necessitam de tons platinados para que o resultado esperado seja alcançado. Outras cores como o amarelo e o rosa não necessitam que o cabelo esteja tão claro, mas ainda sim a descoloração pode ser necessária. Em cabelos já tingidos o processo de decapagem, que consiste na remoção da tintura anterior, também pode ser necessário.
As tintas fantasias, normalmente, desbotam com facilidade e precisam de retoques constantes, mas alguns produtos e técnicas prometem maior duração da cor. Para quem deseja o cabelo colorido apenas por alguns dias, também é possível com diversos produtos existentes no mercado. Confira nessa matéria inspirações de cabelos coloridos lindos, saiba como atingir a cor dos sonhos, como manter e solucione diversas dúvidas acerca do tema, sem medo de ser feliz com os fios coloridos e vibrantes.

Cabelos coloridos incríveis para você se inspirar

A gama de possibilidades é imensa ao se tratar de cabelos coloridos. Existem diversas cores, tons e maneiras de ostentar as cores nos fios. É possível colorir o cabelo todo ou apenas parte dele, como por exemplo, as pontas. Confira centenas de fotos de cabelos azuis, rosas, verdes, roxos, amarelos, cinzas e arco-íris para você se inspirar:

Azul

Para conseguir a cor azul nos fios é necessário que o cabelo esteja bem claro, de preferência em tons platinados. Para isso podem ser necessários vários processos de descoloração e matização. Quanto mais claro o tom de azul desejado, mais claro o cabelo deve estar. Lembre-se: se os fios estiverem amarelados a tendência é que a tinta azul fique verde. Após feito o processo de descoloração, a cor azul pode ser alcançada com anilina, azul de metileno ou tonalizantes disponíveis no mercado como o Cobalt Blue da C. Karuma, Indie Blue e Ecstasy Blue da Keraton.

Rosa

Como o rosa é uma cor quente, não é necessário que o cabelo esteja tão claro. Mas se o desejo é um rosa pastel, por exemplo, os fios precisam estar bem claros. Atingido o grau de descoloração desejado, é aplicado o pigmento rosa que pode ser atingido com anilina da cor desejada ou alguns tonalizantes como o Sweet Rose da Color Express, Neon Pink da Exotic Colors e Star Pink da C. Kamura.

Verde

Antes de tingir os cabelos de verde, assim como as cores anteriores, o processo de descoloração é necessário. Para tingir os fios de verde estão disponíveis os tonalizantes Verde Limão da Exotic Colors, Green Apple da Color Express e Poinson Green da Keraton.

Roxo

A intensidade da descoloração para atingir a cor roxa nos cabelos depende do tom desejado. Para tons escuros, pouca descoloração, para tons claros e pastel, fios platinados. A cor pode ser atingida com anilina, violeta genciana ou com os tonalizantes Ultra Violet da Keraton, Roxo Fluor da Exotic Colors e ainda a partir da mistura entre um tonalizante azul e outro vermelho.

Amarelo

A cor amarela pode ser facilmente atingida mesmo em cabelos pouco descoloridos e em tons amarelados. Para atingir a cor é possível usar anilina ou os tonalizantes Psy Yellow da Keraton e Amarelo Girassol da Exotic Colors.

Cinza

Para atingir fios cinzas é necessário que os fios estejam com base platinada. Atingido esse tom de descoloração é aplicado um tonalizante ou tinta na cor cinza. Algumas sugestões são a cor 9.11 da L’Oréal, cinza da Avora e cinza da C. Kamura.

Arco-íris

Para o cabelo arco-íris é importante separar as mechas no momento de colorir para que uma cor não manche a outra. Para atingir as cores necessárias é possível usar anilina ou tonalizantes nas cores desejadas para o arco-íris.

8 técnicas para colorir os cabelos:

Gostou das inspirações e quer colorir os cabelos com alguma cor fantasia? Conheça abaixo 8 técnicas e maneiras diferentes de obter o tom fantasia dos sonhos.

1. Descoloração total

Foto: Reprodução / Doe Deere
Foto: Reprodução / Doe Deere
Com exceção de cabelos naturalmente bem claros, para obter qualquer cor fantasia em todo o comprimento do cabelo a descoloração total é necessária. Para o procedimento, a cabeleireira e visagista Beatriz Mattos recomenda: “Preparado o descolorante a melhor maneira do cabelo ficar uniforme é descolorir primeiro o comprimento e depois a raiz”. A cabeleireira também recomenda tomar cuidado com o oxidante, pois quanto mais forte, mais riscos de causar irritações no couro cabeludo.
Algumas cores como o azul podem precisar de maior descoloração, já que se o cabelo estiver em tons amarelados o azul tende ao verde. Já o rosa não necessita de fios extremamente claros. Tons mais claros, no geral, necessitam de maior descoloração para garantir o efeito desejado. Portanto, a quantidade de tons clareados depende da cor desejada. Para finalizar o procedimento “chegando ao tom desejado pare e aplique a tinta fantasia”, comenta Beatriz.

2. Ombré colorido

Foto: Reprodução / Champagne Cherub
Foto: Reprodução / Champagne Cherub
ombré colorido é uma ótima opção para quem deseja tingir os fios com alguma cor fantasia, mas quer algo menos radical que a coloração completa. Outro ponto positivo é que a descoloração e a tintura não atingem a raiz, ou seja, até mesmo gestantes podem realizar o procedimento. O procedimento também é bem menos agressivo aos fios se comparado a descoloração total.
Beatriz explica o procedimento “Para obter o ombre hair colorido é quase o mesmo procedimento que a descoloração, só que sem encostar na raiz e com mechas finas intercaladas com mechas no tom natural. Chegando ao tom desejado, aplica-se a cor”.

3. Mechas e luzes coloridas

Foto: Reprodução / Eticetera Coisa e Tal
Foto: Reprodução / Eticetera Coisa e Tal
Para as mechas e luzes coloridas o processo de descoloração também é utilizado. O que varia é a largura e a demarcação, que no caso das mechas é maior. Quanto a técnica, pode variar também de acordo com a que o profissional mais se adequar. No caso das luzes “podem ser feitas com papel, toca, ou até mesmo a mão livre”, comenta Beatriz.
No caso das mechas Beatriz comenta que a técnica com papel é a mais utilizada “assim o profissional tem um controle maior de onde cada mecha ficara exposta”, comenta a cabeleireira. Após a descoloração nos locais desejados, a tinta fantasia é aplicada.

4. Pontas coloridas

Foto: Reprodução / Tammy Sloty
Foto: Reprodução / Tammy Sloty
Assim como o ombre hair colorido, a descoloração e coloração das pontas não envolve a raiz e, portanto, o procedimento é liberado para gestantes. A diferença entre os dois procedimentos está na demarcação: as pontas coloridas são mais demarcadas, enquanto o ombre colorido tem um aspecto de degrade mais natural, já que mescla a cor fantasia com a cor natural do cabelo. Para o procedimento é realizada a descoloração das pontas do cabelo e em seguida a pigmentação.

5. Mechas temporárias laváveis

Foto: Reprodução / Juliana Goes
Foto: Reprodução / Juliana Goes
Para obter mechas coloridas temporárias sem descolorir e sem tingir, já existem alguns produtos no mercado que oferecem a possibilidade. Entre os produtos disponíveis estão sprays coloridos, giz pastel e até mesmo máscara para o cabelo. Um dos procedimentos mais comentados e queridos pelas blogueiras é o feito com giz pastel.
A blogueira Niina Secrets listou aqui o passo a passo para realizar esse procedimento. Além de o processo ser lavável e não necessitar descoloração, ele também pode ser feito mesmo em cabelos bem escuros e garante aparência mais natural se comparado às outras técnicas de pigmentação temporária.

6. Com anilina

Foto: Reprodução / O Mundo De Jess
Foto: Reprodução / O Mundo De Jess
A anilina é um pigmento para madeira e pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos para artesanato. A anilina é uma das maiores preferências das blogueiras quando falamos em cabelo colorido já que a duração é extensa, o produto está disponível em uma grande variedade de cores e o preço muito acessível. A blogueira Jess do blog O Mundo De Jess listou aqui o passo a passo para pintar os cabelos com anilina.

7. Com violeta genciana

Foto: Reprodução / Mundo De Unicórnio
Foto: Reprodução / Mundo De Unicórnio
A violeta genciana é um antisséptico comumente utilizado para tratar feridas. Ela é encontrada em farmácias e assim como a anilina, possui um preço bem acessível. O uso da violeta genciana nos cabelos já é conhecido por matizar os fios loiros, isto é, retirar os tons amarelados indesejados. Para adquirir o tom roxo da violeta genciana, o procedimento é bem parecido com o de matizar os fios loiros. A blogueira Ju Romano listou aqui o passo a passo para pigmentar os fios com a violeta genciana.

8. Com azul de metileno

Foto: Reprodução / Mundo De Unicórnio
Foto: Reprodução / Mundo De Unicórnio
O azul de metileno, assim como a violeta genciana, também possui uso farmacológico. O produto é utilizado na cicatrização da pele, pode ser encontrado facilmente em farmácias e possui o preço bem acessível. Como já diz o nome, o azul de metileno resulta em tons de azul. A blogueira Débora Albuquerque listou aqui o passo a passo para conquistar o azul dos sonhos com esse produto.

7 dúvidas sobre cabelos coloridos resolvidas

Foto: Reprodução / Quartetas
Foto: Reprodução / Quartetas
Muitas dúvidas percorrem o tema cabelos coloridos. Há quem diga que as cores fantasia são apenas para mulheres adolescentes e jovens ou que determinados tons de pele não possam ostentar um cabelo colorido, mas podemos afirmar que são apenas mitos. Qualquer mulher pode ter os fios coloridos se esse for o seu desejo. Quanto à saúde dos fios, é sempre bom consultar um profissional para avaliar as condições do cabelo antes de passar por qualquer procedimento que possa agredir, como a descoloração.
Confira abaixo algumas dúvidas resolvidas pela cabeleireira Hair Stylist e Visagista Beatriz Mattos:
1. Para loiras e mulheres de pele bem clara, quais tons ficam legais e não deixam a pele apagada?
Beatriz Mattos: Para mulheres de pele bem clara as cores mais vibrantes caem muito bem. As cores mais escuras também caem muito bem.
2. Para morenas e negras, quais os melhores tons?
Beatriz Mattos: A pele negra aceita muito bem os tons quentes, como o vermelho e o rosa! Alguns tons de pele negra também ficam ótimos com azul.
3. Cabelos muito escuros podem chegar a tons claros e pastel sem danificar tanto?
Beatriz Mattos: Depende do cuidado que a cliente tem em casa. Se ela faz tratamento e hidratação com frequência, pode. Normalmente cabelos com química são menos resistentes, mas é possível. Sempre é necessário fazer uma mecha teste, assim não terá problema com a porosidade do fio.
4. Existe alguma coloração ou processo de descoloração que seja segura para gestantes?
Beatriz Mattos: As cores fantasia não levam amônia, portanto não existe risco para a gestante. Quanto a descoloração alguns médicos deixam que façam ombre hair, californiana ou qualquer técnica que não encoste na raiz. Mas para maior segurança converse com o médico e com profissional, assim não haverá dúvida.
5. É normal que a tinta desbote ou manche as roupas quando o cabelo está molhado? Quais cuidados tomar em relação a isso?
Beatriz Mattos: Sim. Normalmente essas colorações desbotam. Os cuidados que podem ser tomados em relação a isso são usar xampu sem sal ou sem sulfato e também prestar atenção na lavagem, enquanto a água não escorrer límpida e transparente corre risco de manchar fronha, roupas e toalhas.
6. É verdade que algumas cores como o rosa são mais difíceis de remover dos fios caso a mulher não queira mais usar essa cor?
Beatriz Mattos: As cores fantasias não são de difícil remoção. Mas alguns tons necessitam de uma limpeza com produto e para isso o mais indicado é procurar um profissional. Se o cabelo estiver danificado pode prejudicar ainda mais no processo de despigmentação.
7. Quais cores e tons tendem a desbotar mais rápido? O que fazer para que durem mais?
Beatriz Mattos: O desbotamento depende da marca da cor e do cuidado, usando um bom xampu e fazendo uma boa manutenção da cor, ela ficara por mais tempo e seu cabelo ficara mais bonito e saudável!
Avaliar a condição do fio antes de qualquer procedimento químico é primordial. Para isso, se estiver com dúvidas, consulte um profissional de confiança que irá te orientar sobre qual procedimento é o mais indicado para você. Após qualquer procedimento químico, cuidados como hidratações e manutenção periódica da cor são primordiais para manter a beleza e saúde dos fios.
Fonte: Dicas de Mulher