bloco 2

sábado, 15 de agosto de 2015

15 Origens surpreendentes das superstições de hoje

Quantas vezes você ouviu das pessoas que passar embaixo da escada traz azar? E que tal aproveitar e fazer um pedido quando se deparar com uma estrela cadente no céu?
Pois é, muitas superstições atravessaram séculos, sofreram alterações, mas continuam na cultura popular até hoje. Mas, você sabe como elas surgiram?

1 –  Pendurar uma ferradura na porta para ter boa sorte

A crença vem dos gregos, que pensavam que o elemento de ferro tinha capacidade de afastar o mal e atrair boa sorte.
origem-supersticoes-populares-1

2 – O número 13

Temer o número treze tem sua origem na mitologia nórdica. Em um famoso conto, 12 deuses foram convidados para jantar em Valhalla, a cidade dos deuses. Loki, o deus da discórdia e do mal, entrou no jantar e elevou o número de participantes para 13. Assim, o número ficou conhecido como amaldiçoado.
origem-supersticoes-populares-2

3 – Poço dos desejos

O termo vem do folclore europeu (tribos germânicas e célticas), atribuído à poços onde qualquer desejo dito seria concedido. Essa ideia surgiu devido à história de que águas divinas foram colocadas nos poços como um presente dos deuses, isso porque a água é fonte de vida e muitas vezes, era um bem escasso.
origem-supersticoes-populares-3

4 – Azar ao passar embaixo de escadas

Essa superstição começou no Egito antigo. Uma escada encostada em uma parede forma um triângulo, forma considerada sagrada pelos egípicios. Para eles, triângulos representavam a trindade dos deuses, e passar por um triângulo era sinônimo de profanação.
origem-supersticoes-populares-4

5 – Gostosuras ou travessuras no Halloween

Essa tradição vem da crença celta de que os espíritos dos mortos ainda permaneciam presentes no nosso plano de existência e exigiam comida e bebida para poderem partir. Deixar de oferecer isso aos espíritos era sinônimo de convidá-los a causar danos e trazer má sorte.
origem-supersticoes-populares-5

6 – Figa

A figa surgiu na Itália e era bastante utilizada pelos etruscos como um sinal de fertilidade e erotismo. No Brasil, o símbolo foi trazido com a colonização europeia, e posteriormente foi incorporado às religiões afro-brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Já na Turquia, a figa é interpretada como um gesto obsceno e ofensivo.
figa

7 – Pé de coelho

Esse amuleto da sorte está entre as tradições mais antigas do mundo, datada de cerca de 600 a.C. Pela crença, o pé de coelho traria sorte porque, na verdade, corresponderia ao pé de uma bruxa transformada nesse animal.
origem-supersticoes-populares-7

8 – Sexta-feira 13

Também conhecido como parasquavedequatriafobia (boa sorte para ler essa palavra), o medo da sexta-feira 13 é inspirado pelo cristianismo. Acredita-se que Jesus foi crucificado em uma sexta-feira, e o número de convidados na Última Ceia foi 13, sendo Judas o 13º.
origem-supersticoes-populares-8

9 – Fazer um pedido à uma estrela cadente

No primeiro século, Ptolomeu teorizou que estrelas cadentes eram o resultado de deuses olhando para a Terra. Assim, sempre que alguém via uma estrela cadente, logo fazia um pedido.
origem-supersticoes-populares-9

10 – Cruzar os dedos

Essa famosa superstição como um sinal de esperança ou desejo vem da fé cristã. Acredita-se que quando se cruza os dedos, os maus espíritos são impedidos de destruir as chances de boa sorte.
origem-supersticoes-populares-10

11 – A expressão “Quebre uma perna” para desejar sorte

No teatro, desejar que o ator ou atriz “quebre uma perna” é sinônimo de desejar boa sorte. Embora a expressão pareça irônica, há uma explicação. Na Grécia antiga, as pessoas não batiam palmas no teatro. Ao invés disso, para demonstrar seu apreço pela peça, elas pisoteavam e caso fizessem isso por muito tempo, poderiam quebrar uma perna.
origem-supersticoes-populares-11

12 – “Deus te abençoe” ou “Saúde”

Nos países de língua inglesa, é educado responder a um espirro de outra pessoa dizendo “Deus te abeçoe”, enquanto no Brasil, respondemos “Saúde”. Esse costume particular começou no século VI d.C., por ordem do Papa Gregório, o Grande. Uma peste terrível se espalhava pela Itália e o primeiro sintoma era espirros crônicos graves, que rapidamente levavam a morte. O Papa, então, pediu para que os saudáveis orassem pelos enfermos e ordenou que respondessem “Deus te abençoe” aos que espirravam.
origem-supersticoes-populares-16

13 – Gato Preto

Muitas culturas acreditam que gatos pretos são presságios poderosos. De acordo com os antigos egípicios, ter um gato preto cruzando o caminho era sinônimo de coisa boa. Enquanto isso, na Europa medieval, gatos pretos eram considerados maus e melhores amigos das bruxas.
origem-supersticoes-populares-13

14 – Azar ao abrir o guarda-chuva dentro de casa

Quando o guarda-chuva começou a se tornar popular em Londres, no século XVIII, o rígido e desajeitado mecanismo de mola tornava perigoso abrí-lo dentro de casa. Isso porque, caso fosse aberto em um ambiente pequeno, poderia ferir uma pessoa ou quebrar objetos. Assim, a superstição surgiu para evitar que esse tipo de acidente acontecesse.
origem-supersticoes-populares-14

15 – Espelho quebrado traz sete anos de azar

Na Grécia antiga, era comum que as pessoas consultassem “videntes de espelho”, que liam a sorte através da análise dos reflexos. A advinhação era realizada por meio de água e um espelho. O espelho era mergulhado na água e uma pessoa doente era convidada a olhar para o copo. Se sua imagem aparecia distorcida, ela corria o risco de morrer; se clara, ela viveria. No primeiro século d.C., os romanos passaram a acreditar que uma imagem distorcida resultante de um espelho quebrado significava sete anos de má saúde e infortúnio.
origem-supersticoes-populares-15
 Fonte: http://curiososabio.com.br/2015/07/22/15-origens-surpreendentes-das-supersticoes-de-hoje/

9 Frutas estranhas que deveríamos experimentar pelo menos uma vez na vida

Frutas fornecem muitos benefícios para saúde e são ricas em vários nutrientes que fazem parte de uma dieta mais saudável.
Além disso, podem ser utilizadas para fazer sobremesas, sucos, vitaminas e até na produção de remédios. Algumas frutas são incomuns no Brasil; outras, são tão diferentes que nem sequer imaginamos que sejam gostosas. E tem aquelas que nós nunca sequer ouvimos falar.
As 9 frutas a seguir reúnem um pouco de cada uma dessas características e que, apesar do estranhamento, deveríamos experimentar pelo menos uma vez =)

1 – Mão de Buda

Essa fruta exótica e cítrica é originária do nordeste da Índia e da China. É muito consumida para fins medicinais, agindo principalmente contra a dor de garganta. Além da aparência esquisita, o que mais chama a atenção é o seu cheiro, que é tão bom quanto de um perfume.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-1

2 – Pepino africano

Também conhecido como kiwano ou kino (no Brasil), é cultivado principalmente no sul e no centro do continente africano, e em alguns países da Europa. Algumas pessoas dizem que seu sabor é uma mistura de pepino, kiwi e banana. Suas sementes também são comestíveis.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-2

3 – Sapota Preta

A sapota preta (ou sapoti preto) tem o interior parecido com um pudim de chocolate, tem pouca quantidade de gordura e é rica em vitamina C.  Originária da América Central e México e cultivada principalmente nas Américas, essa fruta tem um sabor delicioso.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-3

4 – Durian

Conhecida como a fruta que tem o pior cheiro do mundo, ela é oriunda dos países do leste asiático. Seu cheiro é assemelhado a várias coisas bizarras, como um par de meias sujas e esgoto. No entanto, dizem que seu sabor é realmente muito bom – ao contrário do seu cheiro.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-4

5- Monstera Deliciosa ou Costela-de-adão

Essa fruta, que demora cerca de 1 ano para amadurecer, é originária do México. Ela se assemelha a grandes espigas de milho cobertas de escamas e possui um gosto de abacaxi misturado com jaca. Ela não pode ser consumida antes de amadurecer, pois produz irritação na boca e um gosto muito ruim.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-5

6 – Physalis

Essa fruta muito saborosa pode ser encontrada facilmente no nordeste do nosso país. Ela é chamada por outros nomes mais populares, como joá-de-capote, mata-fome e camapu. É uma fruta exótica, muito utilizada no preparo de doces, geleias, sorvetes, bombons, e também tem fins medicinais.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-6frutas_exoticas1

7 – Limonia

Também conhecida como maçã-madeira, possui uma casca tão dura que é preciso quebrar com um martelo. É uma fruta considerada sagrada para os hindus, e apesar de ter uma aparência assemelhada a uma fruta podre, seu gosto é delicioso.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-7frutas_exoticas2

8 – Rambutan

O Rambutan é uma fruta rica em vitamina C e minerais, originária do sudeste asiático.  Seu gosto é parecido com o da lichia, e o extrato da sua raiz é utilizado para fins medicinais, principalmente contra a febre e dor de cabeça.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-8

9 – Fruta-Cobra

Sua parte externa é espinhosa, mas por dentro é uma fruta suculenta com sabor diferente – que é uma mistura de mel com abacaxi. Hmm, isso soa deliciosamente bom.
frutas-maravilhosas-que-devemos-experimentar-9

Fonte:http://curiososabio.com.br/2015/07/23/9-frutas-estranhas-que-deveriamos-experimentar-pelo-menos-uma-vez-na-vida/

8 DICAS PARA CUIDAR DA PELE COM ACNE


Quem vive num país tropical, com um clima predominantemente quente como no Brasil, tem como tipo de pele mais comum a mista/oleosa. Isso acontece porque, entre outros fatores, o calor e o clima úmido estimulam a produção de sebo facial.
Homens e mulheres com pele mista ou oleosa costumam observar o aparecimento da acne, popularmente conhecida pela grande quantidade de espinhas no rosto. Para tratá-las, os procedimentos mais comuns em consultórios dermatológicos e clínicas de estética envolvem utilização de ácidos e ingestão de medicamentos, de acordo com a intensidade da inflamação da acne.
Já na terapia holística, somos ensinados a olhar para o paciente como um todo, e não apenas em uma parte isolada. Por isso, observamos o clima do local de residência, seus hábitos alimentares, suas emoções e seu estilo de vida. Por exemplo, pessoas que estão passando por um sentimento de rejeição podem apresentar uma piora na acne.
Pessoas que têm um estilo de vida workaholic costumam apresentar a pele ressecada (mesmo oleosa), sem viço, sem brilho natural.
Existem muitos métodos naturais que produzem resultados incríveis no tratamento da acne (e também da oleosidade excessiva da pele).
Fonte: http://www.personare.com.br/8-dicas-para-cuidar-da-pele-com-acne-m6037

QUANDO A BUSCA POR PERFEIÇÃO VIRA AUTOPUNIÇÃO


Você provavelmente cresceu com todos sempre lhe dizendo o quê fazer e como fazer, com os "certos" e "errados" já decretados. Por isso, foi tentando se enquadrar no corpo certo, na profissão certa, na personalidade certa, no relacionamento certo, e por aí vai... Dessa forma, esqueceu-se de que para fazer o certo também é preciso passar pelo errado. Um expert só se torna expert errando até dominar o assunto, não é verdade? O erro é extremamente saudável, mas quem quer mostrar um erro por aí?
Exigimos de nós mesmos coisas absurdas, com um único desejo: sermos aceitos.
  • Respire fundo, jogando o ar para a barriga, até sentir seu diafragma estufado. Sinta o seu coração batendo. Faça isso por alguns segundos.
  • Imagine uma linda flor desenhada no seu peito. É aí que mora a sua essência perfeita.
  • Imagine essa flor transformando-se em uma luz cor de rosa muito forte, brilhante. Ela é tão forte que, saindo do seu peito, ilumina todo o ambiente em que você está, saindo pelas janelas, invadindo a cidade toda, o país, o planeta, até o infinito.
  • Essa força é sua! Essa é você! Já pensou o quê você pode fazer com tanta luz? O mundo externo pode ter te machucado, mas a sua essência é só sua! Olhe para dentro de você. Pode ser que em um primeiro momento você sinta tristeza, vergonha ou raiva, mas não se culpe. Quando não temos intimidade com alguém, é normal não se sentir à vontade.

FLORAIS DE BACH ABREM CAMINHO PARA O RECOMEÇO
Acatamos ao conceito de que perfeccionismo é algo bom. Mas o perfeccionismo desenfreado que usamos em nosso dia a dia se tornou autopunição. Exigimos de nós mesmos coisas absurdas, com um único desejo: sermos aceitos.
Nesse mundo de exigências, qual foi o momento em que você olhou para dentro de si e fez a pergunta: mas quem EU quero ser? Sei que a gente não tem tempo, forças e, muitas vezes, nem coragem para procurar essa resposta. Então, eu sugiro um exercício para que você olhe pra dentro de si nesse instante:
Proponho que você tente, a partir de hoje, dedicar cinco minutinhos por dia para a pessoa mais importante do mundo: você. Esse olhar vai mudar e você vai compreender o que significa ter a essência única e perfeita. Outra sugestão: que tal tirar um dia por semana para fazer algo diferente? Marque uma noite com pessoas queridas, uma massagem, um cinema, um café com leitura. Descubra o quão gratificante é cuidar de você, e descobrir assim a riqueza da sua companhia.
Se você encontrar muita dificuldade para dar esse primeiro passo, eu sugiro a utilização dos Florais de Bach. As essências precisam ser indicadas por um profissional para que surtam o efeito exato, estimulando as qualidades que você precisa usar nesse momento. Mas, para estimular a força do recomeço, eu indico uma misturinha bem interessante: as essências Larch, Mimulus e Hornbean. Elas oferecerão uma dose excelente de autoestima, coragem e força para sair do lugar.
Os Florais não têm nenhuma contraindicação pois agem em nível energético, podendo ser consumidos por crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos, animais e até plantas. O tratamento padrão inclui 4 gotas, 4 vezes ao dia, por 30 dias, respeitando sempre a orientação do profissional.

Fonte: http://www.personare.com.br/quando-a-busca-por-perfeicao-vira-autopunicao-m6001

VOCÊ VIVE BUSCANDO ACEITAÇÃO?


É possível que em algum momento da sua vida (ou vários) você tenha se perguntado: onde foi que eu deixei a minha autoestima? Talvez depois de tanto se comparar com o que vê ou ouve na mídia, você acredite que não é bonita, magra e bem-sucedida o bastante. Todo este bombardeio emocional pode fazer com que você esteja sempre em busca de ser algo a mais, lhe deixando entregue, à deriva de qualquer julgamento alheio.
Você não está só. Às vezes eu também me sinto assim. E para falar a verdade, eu já senti a insegurança dominar o meu ser. Deixei todos estes pensamentos de "não ser o bastante" invadirem a minha vida e devastarem qualquer broto de amor-próprio que existisse em mim.

CRENÇAS FAMILIARES AFETAM O AUTOCONCEITO E A AUTOESTIMA

Não poderíamos esperar por uma situação diferente desta. Desde muito cedo, nós mulheres ouvimos que não podemos sentar de tal forma, que devemos falar mais baixo, que precisamos nos comportar como uma mocinha. E vamos crescendo, ouvindo todos os dias estas limitações na nossa casa, na escola e na rua. Começamos a nos comparar com as nossas bonecas e percebemos que não temos pernas tao longas ou a cintura tão fina. E ficamos frustradas, decepcionadas, achando que precisamos corrigir falhas em nosso corpo e comportamento.
As nossas mães provavelmente também passaram por isso e sentiram o peso de não se valorizar como deveriam. Essas crenças vão sendo passadas de geração em geração, porém, cabe a nós questionar esse conjunto de pensamentos e decidir o que pode nos servir e o que deve ser esquecido.
Muitas de nós cresceram acreditando que para serem competentes precisam dar conta de 2.974 atividades diferentes em um mesmo dia - sem pedir ajuda de ninguém. E, quando pedimos, nos sentimos culpadas por estarmos tomando o tempo do par amoroso, da mãe, da amiga ou do senhor que segurou a porta do elevador para nós. Achamos que precisamos dar conta de tudo sozinhas; assim provamos aos outros que somos capazes de fazer muitas coisas.
Mas, na verdade, precisamos convencer a nós mesmas de que somos capazes. Precisamos lembrar-nos das nossas habilidades e potencialidades infinitas.
Pode ser que você seja uma profissional ocupada, estudante dedicada, mãe amorosa, filha atenciosa, mulher caprichosa, namorada alegre, irmã pra todas as horas, amiga confidente, colega confiável, tudo ao mesmo tempo. Ou talvez você vá exercer algumas destas funções no decorrer da sua vida. Mas não se esqueça de que você não é esta ou aquela função, você é você, você é o que você gosta, o que você ama. Você é a sua essência verdadeira. Não importa quantos papeis você tenha, você já nasceu capaz de ser tudo o que quer, e não precisa provar isto para ninguém. Este dom é seu! O desafio é aceitar a si mesma do jeito que você é, sem medo ou vergonha de ser feliz.
Como fazer isso? Parando de se comparar com as outras mulheres, descobrindo e valorizando os seus pontos fortes, aquilo que você gosta em si mesma, aceitando que suas "imperfeições" são, na verdade, parte do ser único que você é.
Livrando-se dos padrões externos e questionando o caminho que deseja seguir.
Você provavelmente não aguenta mais as pressões da sociedade exigindo que seja uma mulher "líquida", que se molda rápida e completamente conforme os padrões externos. Eu sei que você também não quer isso para as mulheres que virão depois de você. Então comece ensinando às novas gerações o quanto é importante ter o poder da escolha e ser livre para decidir por qual caminho seguirá a sua própria vida. Que é possível conviver em harmonia e respeito mútuo com os homens, que não precisamos competir com outras mulheres para sobreviver e que a força que nos une é o amor.
O seu valor não está na sua conta bancária, na sua profissão, na cor da sua pele, no seu peso ou em quantos filhos você tem. Você é inestimável!
Você é única e um ser maravilhoso, capaz de sentir as mais diversas nuances de sentimentos e emoções. Para entender o seu valor verdadeiro, convido você a refletir sobre quem você é, sobre o que a sua essência quer deixar neste mundo. Pergunte-se o que você vem aprendendo na sua jornada, o que ainda precisa ser aprendido, no que você acredita e quais são os seus valores. Tenha esta conversa sincera consigo mesma e permita-se ser íntima da sua verdade.

Fonte: http://www.personare.com.br/voce-vive-buscando-aceitacao-m6015

25 Utensílios inteligentes que deixariam a sua cozinha muito mais prática

Economizar tempo na cozinha é o que todo mundo quer. Seja a praticidade para cortar vegetais ou realizar tarefas específicas, algumas coisas podem te ajudar muito quando o assunto é poupar seu tempo, afinal, ninguém quer passar a vida inteira cozinhando ou organizado a cozinha.
Alguns utensílios são geniais para facilitar essa tarefa e completar qualquer cozinha moderna. Quais desses você gostaria de ter em sua casa?

1 – Colher com balança digital de precisão 

Se você tem dificuldade na hora de medir os ingredientes para fazer uma receita ou quer economizar tempo, este item é certamente indispensável na sua cozinha.
cozinha-inteligente-01

2 – Espadelador de milho OXO Good Grips

Nada mais chato do que usar a faca para remover os grãos da espiga de milho, tarefa que muitas vezes transforma a cozinha em uma verdadeira bagunça. O espadelador de milho  resolve o problema e armazena o milho. Prático, não?
cozinha-inteligente-02

3 – Mini fogão de parede

O fogão de parede da Paseco S.I.A.M. Induction Cooker é ótimo para quem mora sozinho e não cozinha regularmente. Não ocupa espaço e é muito prático.
cozinha-inteligente-03

4 – Joie Kit para cortar tomate

Para facilitar a tarefa de cortar tomate em fatias, o kit vem com o suporte e a faca e, com certeza, facilita muito a correria do cotidiano.
cozinha-inteligente-04

5 – Juicer sustentável PriO

Esse juicer não só faz suco sem desperdício, como também faz um copo biodegradável utilizando resíduos da poupa da fruta somado à resina. Isso é possível através de uma impressora 3D que o próprio juicer possui.
cozinha-inteligente-05

6 – Faca para descascar frutas

E ainda tem um ralador embutido.
cozinha-inteligente-06

7 – Protetor para os dedos em aço inoxidável

Quantas vezes, ao tentar cortar algo de forma rápida, você acabou se machucando? Pois bem, com esse protetor de dedos você pode brincar de mestre cuca sem machucar os dedos.
cozinha-inteligente-07

8 – Utensílio Pocket Machine para dobrar massas

Se você quer mais praticidade para dobrar massas, o Pocket Machine da Chef’n é perfeito para isso.
cozinha-inteligente-08

9 – Triturador de legumes manual

Também da Chef’n, tritura os legumes e oferece praticidade.
cozinha-inteligente-09



10 – Ralador All-in-one

De início parece um ralador comum, mas a possibilidade de predê-lo ao prato facilita a tarefa de ralar algo, e o melhor de tudo, não ocupa muito espaço.
cozinha-inteligente-10

11 – Batedor Whisk

Além de colorido, o design é perfeito para a tarefa de misturar alimentos e bater massas leves.
cozinha-inteligente-11

12 – Faca para morango

Esta faca de frutas é uma ferramenta multifuncional projetada especificamente para morangos, mas  também pode ser usado para qualquer outra fruta. Além de prática é muito bonita.
cozinha-inteligente-12

13 – Potes de armazenamento com trava

Isso mesmo, estes potes podem ser programados para abrir depois do tempo estabelecido. Isso pode ser útil para manter as crianças longe dos doces pelo tempo que você estabelecer. Útil para prevenir qualquer vício, inclusive de celulares e vídeo games.
cozinha-inteligente-13

14 – Descascador Zester

É perfeito para descascar alimentos ou obter raspas para preparar alguns pratos.
cozinha-inteligente-14

15 – Umbra iSpoon

Se você usa seu celular ou tablet como livro de receitas, por várias vezes já encontrou dificuldade de manusear o aparelho com as mãos sujas. Essa colher é capaz de acabar com esse problema. Prático, não?
cozinha-inteligente-15

16 – Colher com indicador de temperatura

Quem nunca tomou algo extremamente quente e se arrependeu de não ter checado a temperatura antes? Essa colher resolve seu problema.
cozinha-inteligente-16

17 – FatMagnet

A promessa desse utensílio é remover as calorias e gorduras com o mínimo de esforço. Se realmente funciona, não se sabe, mas é uma função interessante (quase um sonho… hahaha)
cozinha-inteligente-17
Loja Tudo Interessante

 

18 – Garfo com controle de velocidade HapiFork

Imagine se seu garfo te fizesse diminuir a velocidade quando você está comendo rápido demais sem perceber. Esse garfo pode e consegue controlar a velocidade que você come.
cozinha-inteligente-18

19 – Sushezi

Quantas vezes você deixou de se aventurar na cozinha para fazer sushi porque achou muito difícil? Com o Sushezi, tudo ficou mais fácil.
cozinha-inteligente-19

20 – Timer para cozinhar ovos

Se você não consegue acertar o ponto na hora de cozinhar ovos, esse é o utensílio perfeito para você.
cozinha-inteligente-20

21 – Rolha para garrafa

Para impedir que a bebida perca o sabor mesmo se você perdeu a tampa ou a rolha da garrafa.
cozinha-inteligente-21

22 – Clipes para embalagens

Esses clipes possuem um espaço para que você escreva lembretes ao armazenar a comida nas embalagens. Possuem uma superfície seca que faz com que seja fácil de escrever sobre eles e depois apagar.
cozinha-inteligente-22

23 – Pipoqueira Heat n’ Eat

Promete fazer pipoca de forma fácil e mais saudável.
cozinha-inteligente-23

24 – Separador de ovos Yolkfish

Facilita a tarefa de separar a gema e evita bagunça.
cozinha-inteligente-24

25 – Torradeira Volkswagen Kombi

Uma maneira divertida de torrar os pães e ainda enfeitar a cozinha.
cozinha-inteligente-25

Fonte:http://www.tudointeressante.com.br/2014/10/25-utensilios-inteligentes-que-deixariam-a-sua-cozinha-muito-mais-pratica.html