bloco 2

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Menstruação irregular tomando anticoncepcional: o que pode ser?

Quem toma pílula geralmente não sofre com menstruação irregular, já que ela acontece a cada 28 dias. Mas, em alguns casos, mesmo ingerindo o anticoncepcional corretamente, o ciclo pode se alterar. "É possível que a menstruação atrase ou adiante alguns dias", afirma o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.

Menstruação desregulada é normal?


Ele explica que, quando uma mulher toma pílula por 21 dias, a menstruação deve ocorrer depois que a cartela é finalizada, nos dias em que o medicamento não é ingerido, antes de iniciar a tomá-lo novamente. Se nesse período houver atraso ou adiantamento, não é preciso se preocupar, pois não é sinal de nenhum problema.
Mas, quando a menstruação ocorre fora do intervalo de pausa, ou seja, enquanto a mulher está tomando a pílula, ela deve avisar imediatamente ao médico, porque pode ser uma baixa hormonal causada pela má adaptação ao tipo de hormônio. "É importante ser avaliado porque às vezes o médico precisa trocar o medicamento ou até intervir com outro tipo de medicamento para parar o sangramento irregular. A mesma coisa vale para os sangramentos que acontecem no final da cartela de pílula, antes da pausa", alerta.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/saude/menstruacao-irregular-tomando-anticoncepcional-o-que-pode-ser